sábado, 6 de dezembro de 2014

Epidemia Fitness


Ao longo das postagens discutiu-se as interferências destrutivas do capitalismo na alimentação da população mundial, destacando alguns aspectos, como os agrotóxicos e a indústria do fast food, e culminando com a mais relevante consequência para a saúde humana, a obesidade (que acarreta diversos outros prejuízos). Entretanto, hoje, na última postagem do blog, discutiremos um fenômeno recente e que vai na contramão do consumo de alimentos industrializados e não saudáveis: a nova moda fitness.

O conceito de fitness evoca a adaptação a um modelo estético/moral, que se manifesta no compromisso com os exercícios físicos, as dietas alimentares, as alterações de corpos por meio de intervenções, o consumo de produtos que prometem otimizar o metabolismo humano e o biologicismo da existência. Na sociedade atual, onde vive-se com pressa, o mais prático é o consumo de alimentos recém preparados, industrializados e extremamente prejudiciais à saúde (como falado anteriormente). O novo conceito fitness traz um incentivo a rejeição de todos estes produtos, priorizando o consumo de comidas saudáveis, preparadas em casa e de preferência com frutas e legumes orgânicos. 

Além disso, há o encorajamento à prática de exercícios físicos, sejam eles esportes (como futebol, handebol, entre outros), artes marciais (com destaque para o Muay Thai e o boxe), ou, na maioria das vezes, a musculação combinada a exercícios aeróbicos. Como consequência, temos a disseminação cada vez maior das chamadas "academias" e, hoje, é difícil passar por uma mesma avenida sem encontrar várias delas pelo caminho. 
No centro do fenômeno, temos a nova sensação do mundo dos blogs: as blogueiras fitness. Com postagens explicando os benefícios de determinados alimentos e os prejuízos de outros, mostrando novos tipos de exercícios físicos, estimulando a adesão a uma vida mais saudável, essas blogueiras tem feito sucesso nas redes sociais, com destaque para o instagram. Elas possuem milhares de seguidores, que acompanham sua vida regrada e fixada na rotina saudável. Muito comum também são as postagens de antes e depois, que inspiram cada vez mais pessoas a tentar entrar em forma saudavelmente.

No entanto, deve-se atentar para algumas problemáticas relacionadas a estes blogs. Uma delas é a preocupação excessiva em parecer magra, que já é algo antigo na nossa sociedade. Os ideais de beleza tem causado diversos problemas para saúde física e mental, como anorexia, bulimia e a depressão. Assim, é necessário que haja um cuidado para que o objetivo principal seja a saúde do corpo e da mente e não a aparência. 

Outra preocupação é a de que por serem patrocinadas por diversas empresas que fornecem suplementos alimentares, fica difícil haver imparcialidade ao propagar o uso destes. É importante que antes de optar pelo consumo desse tipo de produto, o médico ou nutricionista seja consultado. Ou seja, cuidado com a saúde em primeiro lugar.
E assim encerramos as postagens relacionadas com o tema "Capitalismo, alimentação e bioquímica". Espero que as postagens tenham sido relevantes e úteis para a educação alimentar de cada um dos leitores!




8 comentários:

  1. A grande questão é que o capitalismo nos tem imposto uma série de ideologias, vontades e desejos que não refletem a nossa vontade, ou ainda a nossa necessidade. As novas tecnologias, assim como as redes sociais, bombardeiam diariamente milhões de pessoas para que sigam padrões de beleza muitas vezes inalcançáveis, tendo em vista a diferença múltipla de genótipos, atraindo os mesmos a consumirem produtos que não possuem efetividade, dietas que põem em risco a vida, ou ainda atividades que não correspondem ao ritmo normal para a perda de gordura e ganho em massa muscular.
    Academias lotadas, e o que se observa é a busca do padrão pelo padrão, pondo de lado, muitas vezes, a busca da própria saúde, que para alguns é reflexo do padrão.
    Sobre isso, é importante frisar o uso inconsciente de suplementos e anabolizantes. De acordo com a regulamentação vigente, suplementos alimentares são produtos destinados para cobrir necessidades nutricionais que podem aumentar por conta de exercícios físicos, especificamente para atletas (pessoas engajadas em programas de exercício com finalidades competitivas), e aumentar o rendimento. O uso do produto deve ser feito a partir de uma recomendação de um nutricionista da área do esporte e deve ser acompanhado por este profissional.
    No entanto, o que observa-se cada vez mais em academias e clubes é o uso indiscriminado destes suplementos, ou como fonte única de alimentação ou em excesso, o que favorece ao desenvolvimento de doenças. A grande causa para isso é que apesar de ser classificado como um produto feito com ingredientes naturais, muitos suplementos são contaminados, colocando em risco a saúde do consumidor.
    Os produtos com sustentação cientifica e com nível adequado para consumo são: carboidratos, proteínas, creatina, vitaminas e minerais. Alguns produtos (como BCAA, glutamina, cafeína) podem ser utilizados, para fins muito específicos. BCAA, por exemplo, significa aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) e são os aminoácidos mais utilizados como fonte de energia pelo músculo. Em especial, a leucina é o aminoácido mais importante para estimulação do crescimento muscular, o mesmo que participa da gliconeogênese.
    Em geral, as substâncias encontradas neste tipo de produto são derivados de testosterona (anabolizantes), precursores de testosterona, substâncias estimulantes e/ou substâncias inibidoras do apetite, havendo sobrecarga do fígado e maior produção de LDL.
    O controle dos suplementos, anabolizantes e demais produtos que tenham a finalidade de redução de peso e definição muscular deve ser feito pela ANVISA, e de forma contínua, desde sua produção à movimentação de mercado, garantindo o pleno bem-estar físico, mental e social dos usuários.

    FONTE:
    http://www.areah.com.br/cool/saude/materia/5721/1/Pagina_1/os-perigos-do-suplemento-alimentar.aspx

    ResponderExcluir
  2. O novo padrão de beleza envolve um corpo escultural, por isso a moda fitness conseguiu chegar as mais diversas classes sociais, e a indústria aliada a mídia passaram a explorar esses novo mercado e obter lucros astronômicos, por um lado positivo, a moda fitness (que alguns denominam cultura fitness) leva as pessoas a terem uma vida mais saudável e menos sedentária, indo a academias de musculação ou realizado uma soma de atividades físicas, o lado negativo se encontra no individuo que passa a não distinguir o certo do errado quando objetiva apenas o corpo perfeito frente a outras qualidades, e não dá tempo ao corpo para se adaptar, temos assim um consumo desregulado de substancias químicas vendidas pela mídia como segura e eficaz, como os suplementos alimentares, que não ajudam tanto quanto prometem e acabam sobrecarregado alguns órgãos que realizam o metabolismo. Quando tomado sem necessidade ou em excesso, os suplementos podem causar diversos problemas, principalmente ao metabolismo ósseo, renal e hepático. Além disso, levando em consideração que cerca de 33% dos produtos comercializados são contaminados com substâncias proibidas, outros riscos podem se tornar evidentes, tais como câncer, distúrbios hormonais e psicológicos, e doenças cardíacas. Fígado e rins podem ser prejudicados quando o consumo é feito em altas doses e espinhas e flatulências também podem aparecer, mas isso depende da tolerância de cada pessoa a determinado produto. Pessoas com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite só podem fazer uso desse medicamento após avaliação criteriosa.

    Fonte:
    http://www.areah.com.br/cool/corpo/materia/5721/1/pagina_1/os-perigos-do-suplemento-alimentar.aspx

    ResponderExcluir
  3. A "vida saudavel", mesmo tendo sido uma situacao imposta pela midia terminou com balanço positivo quando se comparam bonus e onus, entretanto vale ressaltar que em meio a essa epidemia alguma situacoes nao proveitosas podem ocorrer como o consumo de substancia para melhorar desempenho e suplementacao alimentar, dentre os problemas em primeiro lugar podemos ressaltar a falta de informacao dos usuarios que acabam fazendo uso de subsitancias que em nada vai lhes trazer beneficios e o uso indiscrimado pode trazer tambem maleficios.
    Parabéns pelo seu blog gostei muito de aprender sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. O Capitalismo tem imposto à sociedade regras que chegam a ser brutais, na medida em que colocam a obtenção do dinheiro, o lucro e a riqueza como objetivos principais e acabam desvalorizando a própria vida humana, que se vê ameaçada pela produção indiscriminada de produtos farmacêuticos que provocam sérios danos, cosméticos que possuem produtos cancerígenos, e é claro, o tema principal deste blog: por uma alimentação regrada pela produção, que se usa de agrotóxicos, produtos de fast-food, pobre de nutrientes essenciais e que provocam obesidade, constituindo um sério risco de saúde para a população. Entretanto, na contrapartida desta situação, vem surgindo a “moda fitness”. Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa "estar em boa forma física". O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental. A palavra é formada a partir da junção de "fit" (um dos significados é "boa forma") e "ness", um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado, uma condição (por exemplo, "happiness", que significa "felicidade"). Portanto, fitness significa a resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável. O Fitness tem como função básica traçar um padrão de treinamento para que um indivíduo possa chegar ao estado de bom condicionamento físico, através dos seguintes componentes: flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada. Desta forma, o verdadeiro conceito Fitness incentiva a busca do equilíbrio entre dedicação e o prazer, nos apresentando, como consequência, o sentido de “bem estar” do SER como um todo, inclusive saúde mental e emocional, que nos ajuda a controlar os sentimento e ansiedades originadas da vida agitada da modernidade. Entretanto tal prática pode gerar um sério problema de saúde na medida em que pode incentivar uma busca desenfreada pelo corpo perfeito e o pior: o mal uso dos exercícios físicos e dos suplementos alimentares. Sobre este último item os especialistas proíbem psicoestimulantes e hormônios, mas defendem o uso dos suplementos feito à base de proteínas, carboidratos, aminoácidos e creatina, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e que não apresentam risco à saúde. Diferentemente dos psicoestimulantes, vasodilatadores e hormonais, essa classe de suplementos tem como princípio complementar a alimentação quando ela deixa de fornecer a quantidade suficiente desses nutrientes, o que pode acontecer quando se praticam atividades físicas regulares. Além de suprir possíveis carências da dieta, ainda apresentam bons resultados no ganho de massa muscular. Mesmo apoiando o uso, os profissionais ressaltam que eles são mais indicados para grupos específicos, como atletas de alto nível, gestantes e pessoas desnutridas ou vegetarianas. “Qualquer pessoa precisa recorrer às proteínas para fortalecer os músculos. Porém, como é um componente de difícil absorção quando consumido in natura, atletas com dois períodos de treino por dia podem lançar mão de suplementos como a proteína isolada, que é absorvida mais rapidamente e, consequentemente, promove recuperação muscular acelerada”, explica Ragasso. Desta forma, medidas do Estado que procurem fiscalizar as academias, exigindo instrutores capacitados, e medias regulamentadoras que controlem a venda de suprimentos com produtos nocivos, seriam propostas públicas interessantes na medida em que garantiriam que a saúde pública fosse garantida, e que a onda fitness continuasse em seu caminho, que é a promoção da saúde e do bem–estar.

    Referências:
    http://www.geracaofitness.com.br/o_que_e_fitness.php
    http://www.significados.com.br/fitness/
    http://drauziovarella.com.br/obesidade/entenda-os-mecanismos-e-riscos-dos-principais-suplementos-nutricionais-do-mercado/

    ResponderExcluir
  5. Vendidos como uma mistura inofensiva de compostos que prometem energia extra, emagrecimento rápido e músculos maiores, alguns suplementos alimentares podem representar sérios riscos à saúde. “Esses ditos suplementos são absolutamente inúteis, não têm benefício nenhum. Muitas substâncias contidas são contraindicadas e podem fazer mal à saúde. Não existe nenhum remédio que queime gordura. E os tais energéticos são à base de cafeína, no máximo tiram o sono”, afirma Nabil Ghorayeb, cardiologista e médico do esporte do Hospital do Coração (HCor).“Muitos estimulantes são primos da anfetamina e podem ter efeitos colaterais perigosos. É como se fosse uma injeção ruim de adrenalina”, explica o médico. Além disso, alerta, um estimulante pode ser o gatilho para um problema grave no coração como uma parada cardíaca. “Existem vários casos de jovens, abaixo dos 20 anos, que dão entrada em hospitais com problemas no coração pelo uso dessas substâncias”, relata. Em maio do ano passado, no Recife, Wilson Sampaio Junior, 18 anos, foi encontrado morto no banheiro de casa. Os pais do garoto culpam o suplemento Jack3d, que teria sido comprado por ele de um professor de educação física. A relação entre a morte do garoto e o uso do composto, no entanto, ainda não foi comprovada. Os pais alegam que Wilson era saudável, jogador de futebol, e que a única mudança em seu cotidiano havia sido o aumento na dosagem do suplemento. Luis Fernando Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor, reforça o alerta: tomar esses compostos é um tiro no escuro.“Existem pesquisas mostrando que 20% desses suplementos contêm elementos que não estão apontados no rótulo. Pode ser um hormônio, por exemplo. Você toma e não sabe o que está ingerindo”, alerta. Determinadas substâncias podem sobrecarregar o rim e o fígado, levando a complicações graves como insuficiência renal.
    Efeitos colaterais
    O administrador de empresas Bruno, de 27 anos, está “experimentando” o suplemento indicado por um amigo. Em um mês, diz que se sente mais disposto, que seus músculos cresceram rapidamente, mas reclama dos efeitos colaterais. “Eu acordo cedo todo dia, saio do trabalho e vou direto para a academia. É cansativo. Percebi que tenho mais disposição para encarar o treino e que tenho tido uma resposta mais imediata do meu corpo, mas estou suando muito e fico um pouco zonzo de vez em quando”, relata. “É uma ajuda para conquistar o corpo que eu quero. Quando estiver mais definido, eu pretendo parar aos poucos”, afirma. O amigo que indicou o produto já toma há sete meses, o que dá ao rapaz uma falsa sensação de tranquilidade. “Ele toma faz tempo, não parou porque não quis. E nunca teve nada, só uns tremores e um pouco de enjoo, mas nada que não seja contornável”, acredita.
    http://saude.ig.com.br/bemestar/suplemento-estimulante-para-malhar-e-perigoso-dizem-medicos/n1597668605537.html

    ResponderExcluir
  6. Reiterando o destacado, a atividade física é utilizada na atualidade como uma maneira de compensar os péssimos hábitos alimentares, especialmente, baseados em fast foods, tentando minimizar a síntese de lipídeos pelo excesso de carboidratos e gorduras, visto que refeições super calóricas não irão ser utilizadas naquele momento e talvez não tão breve, como em indivíduos sedentários.
    O grande problema da atividade física, é que muitas vezes ela acontece sem o acompanhamento profissional adequado, que atua bem antes da atividade física em si começar, com uma análise do perfil do indivíduo, patologias e/ou disfunções, e então a prescrição de uma atividade física de acordo com as necessidades e particularidades do indivíduo, além de orientações a serem realizadas além da atividade física.
    Clinicamente, um grande avaliador do condicionamento físico de um indivíduo é o teste ergométrico ou ergoespirometria, que permite avaliar diversos parâmetros em um indivíduo quando o mesmo é submetido à atividade física até o seu limite, fadiga muscular, que ocorre quando a energia proveniente do glicogênio muscular está no final e os músculos iniciam processo de fermentação láctea e ocasiona a fadiga muscular.
    O outro problema também relacionado é que muitos indivíduos não possuem hábitos alimentares da sociedade moderna como os fast-foods, porém combinam atividade física com dietas altamente perigosas e super inovadoras a cada momento, recomenda por blogueiro ou celebridade tal, a exemplo de dietas pobres em carboidratos, ou dieta do leite e muitas outras dietas bizarras que encontramos.
    O padrão ouro é combinar uma alimentação balanceada, que possua todos os nutrientes necessários ao organismo ou pelo menos grande parte deles e combinar com atividades físicas devidamente acompanhadas por profissional capacitados que possam subsidiar uma prática saudável colaborando com a promoção da saúde e bem estar!


    PARABÉNS pelo excelente blog e pela enorme contribuição na construção do conhecimento, objetivando formar profissionais capazes de dialogar acerca de temas cotidianos, com linguagem acessível, sem perder o fundamento bioquímico.

    FONTE:
    Teste Cardiopulmonar ou Ergoespirometria Disponivel em http://www.einstein.br/Hospital/cardiologia/exames-e-testes-diagnosticos/Paginas/teste-cardiopulmonar-ou-ergoespirometria.aspx Acesso 12 Dez 2014

    ResponderExcluir
  7. O fitness caracteriza-se pela ênfase no condicionamento físico do indivíduo. As academias surgiram tendo essa finalidade. Tanto é que muitos donos de academias eram halterofilistas, atletas, ou pessoas que, em geral, estavam envolvidas com práticas corporais. Com o desenvolvimento do ramo das aca­demias de ginástica como negócio, ou seja, com a boa capacidade de acumulação de capital apresentada por estas empresas, a visão, antes restrita ao fitness, foi sendo ampliada e aos poucos foram sendo incorporados outros enfoques para atingir o mercado de forma mais eficaz e também ampliar o público alvo.

    Podemos perceber, com o passar do tempo, as transformações ocorridas nas academias, onde o aluno não é simplesmente um aluno, é um cliente. A mercadoria não é produzida tendo como principal finalidade ser consumida, mas ser vendida. O professor não é simplesmente um professor, é um vendedor. Professor-vendedor e aluno-cliente em um ambiente onde a mercadoria exerce a função sedutora de atração e conquista.

    FONTE
    http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/entry/fitness-ou-wellness-o-que-o-seu-cliente-busca-em-sua-academia#sthash.vL3LwyQB.dpuf

    ResponderExcluir