Ao longo das postagens discutiu-se as interferências destrutivas do capitalismo na alimentação da população mundial, destacando alguns aspectos, como os agrotóxicos e a indústria do fast food, e culminando com a mais relevante consequência para a saúde humana, a obesidade (que acarreta diversos outros prejuízos). Entretanto, hoje, na última postagem do blog, discutiremos um fenômeno recente e que vai na contramão do consumo de alimentos industrializados e não saudáveis: a nova moda fitness.
O conceito de fitness evoca a adaptação a um modelo estético/moral, que se manifesta no compromisso com os exercícios físicos, as dietas alimentares, as alterações de corpos por meio de intervenções, o consumo de produtos que prometem otimizar o metabolismo humano e o biologicismo da existência. Na sociedade atual, onde vive-se com pressa, o mais prático é o consumo de alimentos recém preparados, industrializados e extremamente prejudiciais à saúde (como falado anteriormente). O novo conceito fitness traz um incentivo a rejeição de todos estes produtos, priorizando o consumo de comidas saudáveis, preparadas em casa e de preferência com frutas e legumes orgânicos.
Além disso, há o encorajamento à prática de exercícios físicos, sejam eles esportes (como futebol, handebol, entre outros), artes marciais (com destaque para o Muay Thai e o boxe), ou, na maioria das vezes, a musculação combinada a exercícios aeróbicos. Como consequência, temos a disseminação cada vez maior das chamadas "academias" e, hoje, é difícil passar por uma mesma avenida sem encontrar várias delas pelo caminho.
No centro do fenômeno, temos a nova sensação do mundo dos blogs: as blogueiras fitness. Com postagens explicando os benefícios de determinados alimentos e os prejuízos de outros, mostrando novos tipos de exercícios físicos, estimulando a adesão a uma vida mais saudável, essas blogueiras tem feito sucesso nas redes sociais, com destaque para o instagram. Elas possuem milhares de seguidores, que acompanham sua vida regrada e fixada na rotina saudável. Muito comum também são as postagens de antes e depois, que inspiram cada vez mais pessoas a tentar entrar em forma saudavelmente.
No entanto, deve-se atentar para algumas problemáticas relacionadas a estes blogs. Uma delas é a preocupação excessiva em parecer magra, que já é algo antigo na nossa sociedade. Os ideais de beleza tem causado diversos problemas para saúde física e mental, como anorexia, bulimia e a depressão. Assim, é necessário que haja um cuidado para que o objetivo principal seja a saúde do corpo e da mente e não a aparência.
Outra preocupação é a de que por serem patrocinadas por diversas empresas que fornecem suplementos alimentares, fica difícil haver imparcialidade ao propagar o uso destes. É importante que antes de optar pelo consumo desse tipo de produto, o médico ou nutricionista seja consultado. Ou seja, cuidado com a saúde em primeiro lugar.
E assim encerramos as postagens relacionadas com o tema "Capitalismo, alimentação e bioquímica". Espero que as postagens tenham sido relevantes e úteis para a educação alimentar de cada um dos leitores!